Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Desafio nº11 – Fugir da Inveja

 
Sou cada vez mais levada a pensar que a INVEJA é a mãe de todos os defeitos.
Porque a inveja traz por arrasto a maior parte dos grandes defeitos, dos grandes males da nossa sociedade.
Quem inveja é mesquinho, vive do rancor e do ódio, deseja mal aos outros por considerar que não merecem o que têm.
E contudo, a inveja é uma das realidades com que mais lidamos todos os dias.
Desenganem-se aqueles que pensam que só os poderosos, os ricos ou os tais que aparecem nas revistas cor-de-rosa, estão sujeitos a este mal.
Você que lê este texto sabe bem do que falo.
Pode ser uma colega do trabalho (ou um colega), pode ser uma vizinha, uma amiga, um familiar, ou tudo junto.
Mas a verdade é que vivemos rodeadas pela pequena inveja, aquele tipo de situação em que encontramos nos olhos dos outros aquilo que não queríamos ver.
Sinceramente, quantas vezes encontramos alguém que fique genuinamente feliz com a felicidade dos outros, tenha ela a forma que tiver?
Começasse uma conversa e falasse de sicrano que está óptima, perdeu uns quilos, ou arranjou um novo emprego, ou um novo namorado, seja lá o que for, e há sempre uma alma caridosa a levantar uma suspeição, a colocar um suspiro na conversa e deixar cair um pedaço de veneno.
 
Nisto, minhas queridas, temos que ser verdadeiras. Nós mulheres somos bem piores do que os homens e a razão é simples: Eles sempre detiveram o poder, e o jogo a feito a níveis muito mais elevados.
Nós, pelo contrário, ficámos demasiados anos confinadas ao papel de meras espectadoras, competindo unicamente umas com as outras.
 
Hoje as coisas mudaram, mas basta falar com qualquer mulher para perceber no local de trabalho e cá fora, os piores inimigos são...as outras mulheres.
 
Ora toda esta conversa para vos dizer que acredito sinceramente que estarmos ao alcance de quem nos quer mal, de quem nos inveja, é como absorver ondas negativas e que causam malefícios.
 
E quer queiramos ou não, muitas das nossas atitudes são condicionadas por este sentimento que nos chega de muitos lados.
 
Por isto tudo, o meu desafio desta semana é FUGIR Á INVEJA!
Faça ouvidos moucos, finja-se de estúpida, sei lá o quê, mas ignore a mesquinhez que a quer levar para baixo, que lhe corta as expectativas na vida e que lhe põem um peso nos ombros.
 
Aguardo os vossos comentários e até para a semana.
 
publicado por Luísa Castel-Branco às 12:30
link | comentar | favorito
26 comentários:
De monica a 28 de Janeiro de 2008 às 20:42
Concordo perfeitamente com o que a Luísa escreveu. A inveja é a pior coisa do mundo.....uma vez alguém disse a distinção entre "boa e má "inveja, foi um professor meu de direito no liceu, à mais de 10 anos....como o tempo corre.....e passo a citar: " uma coisa é termos pena de nós não termos ou conseguirmos algo, isso não é inveja, outra é termos pena que outros a tenham. E eu concordo perfeitamente...... Posso-lhe dizer que sou uma grande admiradora sua e da sua frontalidade e fui uma espectadora assídua do programa que apresentava na Tv Cabo, o qual adorava ver! Não sou rica, nem tenho uma vida fantástica, mas posso-lhe dizer que já fui muitas vezes alvo de inveja e apesar de ter 30 anos continuo a não saber lidar com ela, aliás chega até a prejudicar-me, quer nos locais de trabalho (o que não acontece agora pois sou uma das 10 mil pessoas licenciadas em direito que se encontram desempregadas)....... mas tenho sofrido com isso, pessoas mesquinhas invejosas que só estão bem a meter-se na vida uns dos outros. Não sou nenhuma Cindy Crawford, mas não sei porquê, sinto na pele as invejas que algumas " mulheres" e não só, sentem de mim e o pior é que isso me afecta bastante, o que não deveria suceder, chegando mesmo a ter problemas no local de trabalho, principalmente ver um estágio de formação remunerado na minha área terminado por a minha chefe pensar que eu lhe fazia sombra... alegando toda e qualquer desculpa esfarrapada para me despedir e inclusivé ir fazer queixas de mim ao centro de emprego, difamando-me. Não sei porquê, mas já fui muitas vezes alvo de inveja, não sou rica, estou desempregada e em fase de tratamento de uma depressão provocada em parte por essas situações e por não saber lidar com a inveja. Concordo plenamente, mas nos trabalhos hoje em dia só é valorizado quem pisa os outros e arranja problemas, eu recuso-me a pisar os outros para subir na vida!!! Não sou santa, mas é o meu modo de ser!!! É bom haver competição desde que a mesma seja saudável e resulte em trabalho em equipa e não um campo de batalha em que o principal objectivo é prejudicar alguém, porque se tem medo de perder o trabalho ou que alguém seja melhor do que nós. Bem, o desabafo já vai longe, mas é lamentável que na vida e nos locais de trabalho não reine a cooperação e a amizade que muitas vezes se vê em televisão... Cumprimentos, Mónica


De Luísa Castel-Branco a 5 de Fevereiro de 2008 às 12:09
Cara Mónica,
Já a Carla dizia num comentário a este desafio, que as mulheres são umas "cabras"!
Eu sempre tentei ter uma postura igual à dos homens, no que concerne as relações laborais ou outras, i.e., os homens, normalmente, são menos mesquinhos e menos dados à intriga.
O que me dói , é que em pleno sec. . XXI, num mundo onde as mulheres, ainda que muitas vezes vitimas de descriminação, detêm já cargos de poder, e contudo, parece que nada mudou e as atitudes continuam iguais!
A única razão pela qual nos podem chamar de sexo fraco, é exactamente esta falta de solidariedade entre nós.
E é triste, encontramo-la desde o liceu até ao local de trabalho.
O que fazer para mudar? Não sei.
Quando diz que é uma mulher bonita, ou por outras palavras uma mulher para quem os homens olham, então minha amiga, está condenada a uma vida inteira de olhares e comentários.
A melhor forma de aprender a viver com isto, é aprender a gostar de si mesma, e todos os dias avançar um pouco no caminho do afastamento dos outros, e do que os outros pensam.
Eu sei que é difícil , e não nos leva a uma vida muito acompanhada, mas mais vale só que mal acompanhada, certo?
É com tristeza que lhe digo que tenha cuidado e veja bem em quem confia, homens ou mulheres.
Diz-se que a beleza abre muitas portas, o que não se diz é que fecha muitas mais, torna-nos uma afronta para as outras mulheres que temem pelos seus parceiros, e quantos aos homens, de repente descobrimos que estão todos mal casados e infelizes!
Vá em frente e pense positivo.
Porque existem estórias felizes. É preciso ter fé e pés bem assentes na terra!
Um abraço e volte sempre que quiser.


Comentar post


posts recentes

Pois é, vem ai o Natal!

raquel disse sobre A dor ...

Ana Paula disse sobre Des...

Importa-se de repetir????...

Paula disse sobre Virgem ...

Sara disse sobre Virgem a...

Maria disse sobre Diário ...

Alexandra disse sobre DES...

sara disse sobre Negas a...

? disse sobre Diário de u...

Obrigada Maria

Negas ao sexo? Cuidado av...

Sobreviver a 2009

coisas q eu quero mudar e...

Sofia Diniz disse sobre A...

tags

todas as tags

arquivos

Dezembro 2011

Fevereiro 2010

Novembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

pesquisar

 
blogs SAPO

subscrever feeds