Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Desafio nº11 – Fugir da Inveja

 
Sou cada vez mais levada a pensar que a INVEJA é a mãe de todos os defeitos.
Porque a inveja traz por arrasto a maior parte dos grandes defeitos, dos grandes males da nossa sociedade.
Quem inveja é mesquinho, vive do rancor e do ódio, deseja mal aos outros por considerar que não merecem o que têm.
E contudo, a inveja é uma das realidades com que mais lidamos todos os dias.
Desenganem-se aqueles que pensam que só os poderosos, os ricos ou os tais que aparecem nas revistas cor-de-rosa, estão sujeitos a este mal.
Você que lê este texto sabe bem do que falo.
Pode ser uma colega do trabalho (ou um colega), pode ser uma vizinha, uma amiga, um familiar, ou tudo junto.
Mas a verdade é que vivemos rodeadas pela pequena inveja, aquele tipo de situação em que encontramos nos olhos dos outros aquilo que não queríamos ver.
Sinceramente, quantas vezes encontramos alguém que fique genuinamente feliz com a felicidade dos outros, tenha ela a forma que tiver?
Começasse uma conversa e falasse de sicrano que está óptima, perdeu uns quilos, ou arranjou um novo emprego, ou um novo namorado, seja lá o que for, e há sempre uma alma caridosa a levantar uma suspeição, a colocar um suspiro na conversa e deixar cair um pedaço de veneno.
 
Nisto, minhas queridas, temos que ser verdadeiras. Nós mulheres somos bem piores do que os homens e a razão é simples: Eles sempre detiveram o poder, e o jogo a feito a níveis muito mais elevados.
Nós, pelo contrário, ficámos demasiados anos confinadas ao papel de meras espectadoras, competindo unicamente umas com as outras.
 
Hoje as coisas mudaram, mas basta falar com qualquer mulher para perceber no local de trabalho e cá fora, os piores inimigos são...as outras mulheres.
 
Ora toda esta conversa para vos dizer que acredito sinceramente que estarmos ao alcance de quem nos quer mal, de quem nos inveja, é como absorver ondas negativas e que causam malefícios.
 
E quer queiramos ou não, muitas das nossas atitudes são condicionadas por este sentimento que nos chega de muitos lados.
 
Por isto tudo, o meu desafio desta semana é FUGIR Á INVEJA!
Faça ouvidos moucos, finja-se de estúpida, sei lá o quê, mas ignore a mesquinhez que a quer levar para baixo, que lhe corta as expectativas na vida e que lhe põem um peso nos ombros.
 
Aguardo os vossos comentários e até para a semana.
 
publicado por Luísa Castel-Branco às 12:30
link do post | comentar | favorito
26 comentários:
De Vera Cristiane a 16 de Abril de 2008 às 22:41
olá,
Concordo plenamente que temos de fazer ouvidos mocos, pois a inveja é um dos males negativos. Mas acredito que se muitas das pessoas que nos rodeiam sejam invejosas talvez podemos ensiná-las a viver com isso, tomando uma atitude positiva, determinada em não invejar o próximo! Como é óbvio há pessoas que não vão mudar! Temos pena! Mas penso, que nós não podemos retrairmo-nos, deixar de ser quem somos alegres, lutadoras...
Agora, em relação a outra "especie" eles também o são embora o revelem de outra forma.
beijos
Cristi


De amanha a 21 de Fevereiro de 2009 às 00:20
Todos nós somos invejosos,porque algum dia fizemos algum comentário acerca de algo de alguém nem que seja a coisa mais ridicula como uma simples peça de roupa!Conheço muita gente e acreditem onde existe mais inveja é na propria familia e por causa de uma coisa tão simples é que as familias estão como estão!?


De Anónimo a 17 de Abril de 2009 às 15:22
Ola! Pois eu queria dizer que nao consigo lidar com isso. No meu trabalho tenho uma pessoa que me imita em tudo, desde corte de cabelo, aneis, colares, toda a roupa, telemovel, mala... tudo! é uma inveja doentia. Depois de ter tido uma conversa com ela começou a fazer ainda pior, fazia questao de me informar que o que trazia era igual. Nada se pode fazer... ir para o emprego se tornou um martirio. ah! podem dizer... ignora! de facto foi o que começei a fazer, para mim essa pessoa nao existia, mas ela começou a fazer questao de sempre se cruzar comigo, todos os dias a tenho que ver a força... falo da mulher da limpeza!


De tania a 6 de Abril de 2010 às 18:41
Porque será que as mulheres são tão invejosas umas com as outras?! e por isso que prefiro conviver com homens do que com as mulheres porque elas são venenosas e falsas, tem algumas vezes que são uns amores de pessoas mas isso não e por muito tempo, depois explodem e mostram a verdadeira realidade,
eu já tive experiencia disso, já fui vitima desse tipo de mulher. eu acho que as pessoas devem saber viver com aquilo que tem e serem mais realistas, e menos mesquinhas se o mundo fosse assim, sem inveja acho que nos mulheres seriamos perfeitas.


Comentar post


Vox pop - E viva Campo de Ourique e as histórias felizes!

Fui lá armada em esperta. A intenção era saberm se aquelas mulheres que ali trabalhavam no Mercado de Campo de Ourique tinham sequer sabido da comemoração do Dia Internacional da Mulher.

E não é que todas, apenas uma excepção, tinham recebido presentes, eram casadas há mais anos do que imaginamos que ainda existam casamentos em Lisboa ?!

Toma lá Luísa para aprenderes!

posts recentes

Pois é, vem ai o Natal!

raquel disse sobre A dor ...

Ana Paula disse sobre Des...

Importa-se de repetir????...

Paula disse sobre Virgem ...

Sara disse sobre Virgem a...

Maria disse sobre Diário ...

Alexandra disse sobre DES...

sara disse sobre Negas a...

? disse sobre Diário de u...

Obrigada Maria

Negas ao sexo? Cuidado av...

Sobreviver a 2009

coisas q eu quero mudar e...

Sofia Diniz disse sobre A...

tags

todas as tags

arquivos

Dezembro 2011

Fevereiro 2010

Novembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

pesquisar

 
blogs SAPO

subscrever feeds